Ser Idoso em Portugal…
Em Portugal a EMV (Esperança Média de Vida) é de 19,75 anos aos 65 anos, o que significa que se espera que um português que atinja aquela idade viva, em média, 84,75 anos. O mesmo é dizer que a idade remanescente de um português se cifra nos 69,75 anos, o que empurra a noção de um português idoso quase cinco anos para a frente.
E quais os direitos de um idoso a partir dos 60 anos?
De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público – além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.
E quais as vantagens de ser idoso, nomeadamente a partir dos 65 anos?
Os principais direitos dos idosos;
Atendimento preferencial;
Acompanhante em hospitais;
Medicamentos gratuitos;
Transporte público;
Isenção de pagamento de IPTU;
Pensão alimentícia;
Tramitação de processos na justiça;
Que apoios existem para os idosos?
Pensão de Velhice;
Pensão Social de Velhice;
Complemento Solidário para Idosos;
Benefícios Adicionais de Saúde (CSI);
RPC – Certificados de Reforma;
Ser idoso em Portugal não é nada fácil e esta realidade cuja preocupação tem vindo a aumentar, prende-se com aspetos sociais e económicos como a situação de coabitação, escolaridade e nível económico, e com uma participação social inferior à média europeia.
Outro indicador interessante de análise tem a ver com as mulheres idosas em Portugal, que vivem mais tempo, mas com pior estado de saúde. Também são as mulheres que estão em maior risco de pobreza e de exclusão social.
Urgem politicas sociais mais céleres, mais corajosas para combater a velhice, sem esquecer o indicador da idade de reforma, estamos a trabalhar até cada vez mais tarde, até uma faixa etária considerada já “idosa”.
Qualquer dia estaremos ainda a trabalhar ativamente aos 70 anos para que possamos vir a receber uma reforma?
E a nossa Saúde?
A refletir…
DOMUS24
VIVEMOS CONSIGO