Os Idosos e o calor: cuidados e precauções.
Não é novidade para a população portuguesa, o aumento de incidências e problemas com idosos que são levados para a urgência hospitalar, chegando mesmo a existir um aumento de um número de óbitos nas épocas de maior calor. Algumas vezes, estes casos ocorrem por não terem sido tomadas as precauções necessárias para evitar problemas comuns causados pelas vagas de calor, que se fazem sentir principalmente na terceira idade. Nesse sentido, apelamos aos cuidados e precauções a ter nos cuidados aos idosos e no que diz respeito ao calor e às vagas de calor que se fazem sentir em Portugal ou em qualquer parte do mundo.
É seguro dizer que, especialmente para idosos com problemas renais ou respiratórios, as precauções que enumeramos são de uma importância extrema e que devem ser tomados cuidados independentemente do estado do idoso, quer esteja ele institucionalizado ou não. A monitorização do estado do idoso tem aqui um papel fundamental para prevenir os piores casos.
Que idosos são mais impactados pelo calor?
Os idosos principalmente impactados podem ser:
Idosos com antecedentes clínicos de problemas renais
Idosos com antecedentes clínicos de problemas respiratórios
Idosos obesos
Idosos com problemas cardiorrespiratórios
Idosos com medicação diurética que podem causar e agravar uma desidratação
Idosos com demências devem ser especialmente monitorizados, porque devido à natureza da doença podem ignorar sintomas como a desidratação e a temperatura corporal excessiva. Também utentes seniores com diabetes têm menos sensibilidade e poderão ignorar estes sintomas.