Diabetes

Diabetes - Sabe o que é?
Todos os seres humanos necessitam de glicose para produzir energia, que para ser assimilada pelas células necessita de insulina. A Insulina é uma hormona necessária para converter açúcar, amidos e outros alimentos em energia necessária para a vida diária. Num organismo saudável, o pâncreas produz insulina suficiente para a quantidade de glicose na circulação sanguínea, porém o mesmo não acontece no caso de Diabetes.
Existem vários tipos de Diabetes:
Diabetes Melitus Tipo 1 (DM1)
Mais comum em crianças e jovens adultos, chegou a ser conhecida como Diabetes Juvenil. Na DM1 o organismo não produz insulina, sendo necessário uma terapêutica de substituição, por isso este tipo de Diabetes também é conhecida como Diabetes Insulino-Dependente.
Diabetes Melitus Tipo 2 (DM2)
Esta é a forma mais comum de diabetes, cerca de 90% dos portadores são do tipo 2. Existe uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.
No diabetes tipo 2, ou o organismo não produz insulina suficiente ou as células ignoram a insulina. A insulina é necessária para o corpo ser capaz de usar a glicose produzindo energia. Quando a glicose se acumula no sangue em vez de ir para as células, temos Hiperglicemia.
Diabetes gestacional
As mulheres grávidas que nunca tiveram o diabetes antes, mas que têm açúcar elevado no sangue (glicemia) durante a gravidez são ditas ter o diabetes gestacional. A Diabetes Gestacional afeta cerca de 4% de todas as mulheres grávidas e geralmente são diagnosticadas em torno da 28ª semana.
A Diabetes Gestacional não tratado ou mal controlado pode afetar o seu bebé. Neste caso, o pâncreas trabalha para produzir insulina, mas a insulina não baixa os níveis de glicose no sangue, sendo enviado diretamente para o bebé. Este excesso de glicose na circulação sanguínea do bebé faz com que o seu pâncreas fabrique insulina extra e que acumule gordura no seu organismo. Isso pode levar à macrossomia, ou um bebé gordo, normalmente com peso acima de 4 kg. Devido à insulina extra fabricada pelo pâncreas do bebé, recém-nascidos podem ter níveis muito baixos de glicose no sangue ao nascer (Hipoglicemia) e também tem maior risco de ter problemas respiratórios. Bebês com excesso de insulina se tornam crianças que estão em risco de obesidade e adultos que estão em risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Sinais e sintomas
Muitos dos seus sinais e sintomas do diabetes parecem inofensivos, levando a uma dificuldade no diagnóstico inicial.
Diabetes Tipo 1
- Urinar em excesso;
- Sede em excesso;
- Fome extrema
- Perda de peso
- Extrema fadiga e irritabilidade
Diabetes tipo 2
- Qualquer um dos sintomas do tipo 1;
- Infecções frequentes;
- Visão turva;
- Dificuldade na cicatrizarão de feridas
- Formigueiro ou dormência (mãos e pés)
- Infeções recorrentes
Conheça mais sintomas.
Complicações
A Diabetes quando tratada corretamente não acarreta grandes complicações, porém sem o devido tratamento poderá significar o surgimento de outros problemas de saúde:
Partilhar isto:
- Carregue aqui para partilhar no Twitter (Opens in new window)
- Clique para partilhar no Facebook (Opens in new window)
- Clique para partilhar no LinkedIn (Opens in new window)
- Carregue aqui para partilhar no Reddit (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on Pocket (Opens in new window)
- Clique para partilhar no Tumblr (Opens in new window)
- Carregue aqui para partilhar por email com um amigo (Opens in new window)
- Carregue aqui para imprimir (Opens in new window)