DIA MUNDIAL DA PNEUMONIA

DOOMUS 24® | DIA MUNDIAL DA PNEUMONIA

Dia Mundial da Pneumonia - 12 de NOVEMBRO

 

Dia Mundial da Pneumonia, a 12 de novembro, é um alerta para uma doença que afeta sobretudo a população infantil com menos de 5 anos. Apesar de na maior parte das vezes não ser grave, é muito importante saber o que fazer para que não surjam complicações maiores.

 

O que é a pneumonia?

A pneumonia é uma infecção que pode ser causada por bactérias ou vírus, sendo também possível produzir-se através de fungos ou parasitas, afetando, neste caso, maioritariamente crianças imunodeprimidas, ou seja, com defesas muito baixas.

Embora normalmente não seja grave e de fácil tratamento, deve diferenciar-se entre as pneumonias produzidas por um vírus, que podem ter pouca visibilidade e não requerem tratamento com antibióticos, das produzidas por bactérias, que podem acabam por ter sintomas mais evidentes e que requerem antibióticos.

Em termos práticos, trata-se de uma infecção dos pulmões que os enche de fluido e provoca tosse e febre e pode tornar a respiração difícil.

 

Porquê o Dia Mundial da Pneumonia?

Dia Mundial da Pneumonia surgiu em 2009 e foi escolhido para aumentar a conscientização sobre a pneumonia; promover intervenções para proteger e tratar a pneumonia, além de gerar ação para prevenir a doença por meio de vacina.

A aplicação da vacina pneumocócica conjugada é recomendada o mais cedo possível em três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida da criança, com um reforço aos 15 meses.

Para os bebês recém-nascidos ou prematuros o cuidado deve ser redobrado, pois nesses casos o risco aumenta, quanto menor é a idade mais invasiva pode ser a doença.

 

Prevenção

  • Mantenha a vacinação dela em dia. As vacinas contra a bactéria Haemophilus influenzae tipo b (DTP Hib), contra a difteria e a coqueluche são importantes porque previnem doenças que podem levar à pneumonia. 

    Existe também uma imunização específica contra pneumonias provocadas pela bactéria pneumococo. 

    Fale com o pediatra e mantenha o calendário de vacinação do seu filho sempre em dia. 

 

  • Lave sempre as mãos. O hábito de lavar as mãos com frequência, tanto as suas quanto as da criança, ajuda a evitar a disseminação dos agentes causadores da doença. 

 

  • Não exponha seu filho ao fumo do tabaco. Estudos revelaram que crianças que convivem com fumadores adoecem com mais frequência e são mais suscetíveis a doenças como pneumonia, infecções respiratórias altas, asma e otite

Tratamento

 

O tratamento da pneumonia nem sempre exige o internamento, podendo ser feito em casa tomando medicamentos antivirais ou antibióticos orais, de acordo com a causa da doença.

Esta doença tem cura e o tratamento dura em média 21 dias, mas é necessário que o paciente cumpra escrupulosamente o tratamento indicado.

Quando de origem viral, a pneumonia pode ser contagiosa, por isso é aconselhável o uso de uma máscara protetora.

No fim do tratamento, será necessário realizar-se exames para confirmar que o paciente está realmente curado.

 

Deixar uma resposta